sábado, 22 de agosto de 2009

Muita água e quase nenhum banho!



Gente do céu... Dessa vez o babado é forte! Fiquei três dias fazendo canoagem pelo Rio Spey, no norte da Escócia. Foi tudo de bom!!! Calma que vou contar tudo!


Há mais ou menos duas semanas atrás fiquei sabendo que eu iria junto na expedição. É que de 17 a 21 de agosto não teriam hóspedes no Centro. Aí a chefona me colocou pra ir junto com os instrutores que fariam um treinamento de canoagem nesse Rio.


Eu nunca tinha andado de canoa na minha vida, não tenho resistência física pra ficar remando 3 dias, detesto acampar no mato, detesto ficar com os pés as mãos molhadas e detesto ficar sem tomar banho. Todos esses itens estavam inclusos na viagem. Se eu não quisesse ir, era só falar e pronto, não teria problema. Mas aí eu pensei: quando na minha vida eu imaginei que poderia fazer uma viagem dessa, por um lugar tão lindo e ainda de graça?? A resposta é fácil, né: nunca! rsrs. Criei coragem e disse que ia. O bom é que tive alguns dias pra me preparar psicologicamente.


Um dia antes o instrutor que estava chefiando a expedição reuniu todo mundo pra dar as instruções. Já de cara uma “ótima” notícia: sem banho por dois dias! Quase desisti. Mas aí a Shelagh me animou de novo, disse que ia ser muito legal, que o lugar é lindo, etc, etc. Na segunda (17/08) arrumamos todas as coisas, porque na terça às 7h30 da madrugada sairíamos pra a viagem.


Chegamos no lugar de onde partiríamos, colocamos todas as coisas nas canoas e fomos. A Shelagh me deu algumas instruções de como remar corretamente, mas não entendi nada porque os termos eram muito técnicos. Resultado: um fiasco! rsrsrrs. Eu estava na canoa com a Hazel. Ela dizia pra eu fazer uma coisa e eu fazia outra! É que eu não lembrava o nome das coisas que eu tinha que fazer... confundia tudo!!! Mas aí não tinha outra opção e fomos embora mesmo assim.


No início o rio é muito tranqüilo e quase não tinha correnteza. A paisagem é maravilhosa!!! Parecia que o tempo estava parado e que só existia a gente no mundo. Uma sensação de paz incrível!!! Paz que terminou pouco antes de terminarmos o primeiro dia de viagem. É que as minhas costas doeram muito... mas muito meeeeeesmo!!!! Terminei o primeiro dia chorando de dor. Mas assim que eu saí da canoa melhorou e não doeu mais. As costas parou de doer, e os braços começaram a dar sinal de vida! É que a Hazel, que é canhota, é quem estava comandando a canoa, lógico. Ou seja, ela remava com o braço esquerdo o tempo todo e eu tive que remar com o braço direito o tempo todo... Gente do céu, vocês não tem noção da dor que eu sentia. Meu sonho era a Luziane (minha irmã fisioterapeuta) estar junto na viagem! rsrs. Mas como não tinha Luziane e não tinha jeito de voltar pra casa, minha solução foi orar. Pedi a Deus pra ter misericórdia da minha vida porque eu ainda tinha mais dois dias de remo pela frente. Ao todo, foram aproximadamente 70 quilômetros remando.


Na primeira noite eu não dormi de tanta dor no braço, mas no outro dia vi que minha oração foi atendida. Estava ótima e pronta pra enfrentar mais um dia! Só que aí eles colocaram o Dave pra conduzir a canoa que eu estava. Seria mais fácil pra mim. Aí eu achei que estava de boa, né... o Dave remava e eu fingia que remava... Nessa parte eu estava certa. O problema é que, como o Dave é um instrutor muito experiente, ele sempre ia na frente pra ver como era o caminho e dar as instruções para o restante do grupo. Ou seja: quando tinha uma corredeira, as primeiras pessoas a irem eram eu (que ficava na parte da frente da canoa) e o Dave. Me estrepei de verde e amarelo, gente! rsrsrs


No segundo dia foi bem mais legal. Alguns trechos emocionantes, com corredeiras... Mto bom! Aí eu to vendo que os instrutores estavam falando sobre washing machine (máquina de lavar roupa, em inglês). E eu não estava entendendo por que eles estavam falando sobre máquina de lavar roupa, já que estávamos no meio do mato e, com certeza, não teria uma máquina de lavar roupa ali! Aí perguntei pra Cat (que é instrutora) por que todo mundo tava falando de máquina de lavar roupa... Aí ela me explicou que “washing machine” é um termo usado para definir uma corredeira mais forte. Aí perguntei: “tem washing machine aqui”? Ela respondeu: “Tem! Alí na frente”! Aí pensei: “to ferrada”!!


Como tinha uma “washing machine” pra nós passarmos, tivemos que parar as canoas, tirar tudo que tinha dentro (pra canoa ficar leve e não virar), levar tudo para um outro ponto do rio (onde a corredeira já tinha terminado, claro) e voltar para as canoas. Quando vi a tal da “washing machine”, pensei: “ah, de boa... nem é tão forte...”. Os primeiros a descerem foram o Matt e a Cat. Gente, quando eu vi a canoa deles voando eu quase desisti de descer! É que olhando, a gente não tem noção da força da água... Mas quando passa uma canoa pelo lugar, dá pra ter uma noção da aventura!


Aí o Matt e a Cat pararam num ponto estratégico pra dar suporte às outras canoas que ainda desceriam, caso alguma visasse. As segundas pessoas a descerem foram quem??? Eu o Dave! É que o Dave também tinha que parar em outro ponto estratégico para ajudar caso alguma canoa virasse. Ou seja: além de descer pela corredeira, eu ainda teria que virar a canoa em plena correnteza e ir para a margem do rio. E lá fui eu... antes de irmos o Dave me deu algumas instruções e perguntou: “está preparada”? Eu disse: “não, mas vamos embora antes que eu desista”! rsrsrs


E fomos... Gente, a tal da corredeira ia se aproximando e minha barriga ia gelando. Graças a Deus passamos e a canoa não virou! Foi tudo de bom!!! É uma adrenalina muito boa!! Quando acaba você quer de novo!


No terceiro e último dia, despencou “A” chuva! Nos outros dias também choveu (porque aqui chove todo dia), mas uma chuvinha “boba”. Durante todo o percurso ficamos completamente encharcados! E pra “piorar”, a canoa com o Paul e o David virou duas vezes! Mas nada sério, graças a Deus. Terminamos o terceiro dia ensopados! Aí ta... Como se não bastasse, o local do último acampamento não era na beira do rio. Era longe, bem longe. Tivemos que carregar todas as 7 canoas e todas as bagagens até a área de camping. Gente do céu... Eu dava 3 passos e parava pra descansar... A notícia boa foi que nesse camping tinha chuveiro com água quente e tudo mais! É que nos outros dois dias, a gente acampava no mato mesmo...


Nem acreditei quando pude tomar banho e lavar o cabelo! Vocês não tem noção de como estava meu cabelo!! Completamente embaraçado!! Custeeeei a desembaraçar. Tomei um banho de mais ou menos uns 40 minutos e depois fui fazer minha jantinha.


No outro dia a van do Centro foi buscar a gente e voltamos pra cá. Apesar do cansaço, das dores musculares e de dois dias sem “banhar”, a experiência foi maravilhosa!!! Coloquei algumas fotos no Orkut.


Bom.... chega, né?! Espero que na próxima postagem eu consiga ser mais breve! rsrs


Bjos

0 comentários: